GESSO AGRICOLA

A raiz da solução

Para quem vive da terra, é evidente o crescimento da demanda por alimentos e a pressão pelo aumento da produtividade. Enfrentar o desafio de manter a força da atividade agrícola sem prejuízos ao bolso do produtor e ao meio ambiente depende de práticas que ajam na raiz do problema no campo. O Gesso Agrícola é um insumo aliado da produtividade e qualidade na agricultura.

O insumo ideal para completar o manejo de solo da sua lavoura.

Gesso Agrícola aliado da produtividade

O Gesso (CaSO4 + 2H2O ) [NS1] de fonte mineral/sedimentar é usado desde as eras Grega e Romana como fonte de nutrientes para os cultivos. Hoje o insumo assume um papel ainda maior graças a descoberta de outras potencialidades vitais.

Particularmente no Brasil, a gessagem (prática de aplicação do insumo) passou a ser utilizada na agricultura após a implantação de indústrias de ácido fosfórico e, consequentemente, do Gesso Agrícola. A prática se torna cada dia mais importante, senão indispensável, para o manejo de solos já agricultáveis, como também em solo de cerrado, para onde as fronteiras agrícolas do país se expandem.


A solubilidade do Gesso é 172 vezes maior que a do calcário e o sulfato (forma química do Enxofre no Gesso), é muito eficiente na percolação de bases no perfil do solo, então, através da gessagem é possível diminuir a toxidez por Alumínio em profundidade, uma verdadeira barreira química contra penetração das raízes, além de fornecer Cálcio, e distribuir o Magnésio e Potássio para camadas mais profundas do perfil do solo, possibilitando um grande incremento no sistema radicular, tornando as plantas mais resistentes à secas e mais produtivas.


Atualmente, o insumo permite a milhares de produtores rurais em todo o país superar muitos obstáculos impostos pela expansão da agricultura, viabilizando a rentabilidade e a alta qualidade em solos de todo o Brasil.

O Gesso é utilizado como condicionador do solo e importante fonte de nutrientes.

O Gesso como condicionador de subsuperfície

A deficiência de Cálcio em solos tropicais, associada ou não à toxidez de Alumínio, muitas vezes ocorre não só na camada arável (0 – 20 cm), mas principalmente em subsuperfície (20 – 40cm). O uso do Gesso Agrícola, com melhor índice de distribuição, possibilita o aumento dos teores de Cálcio e a diminuição da saturação por Alumínio, o que favorece o crescimento radicular, deixando a planta mais resistente a pragas, doenças e situações de déficit hídrico.


Correção de solos sódicos ou com excesso de vinhaça

Os solos sódicos (notadamente no nordeste brasileiro) ou com excesso de vinhaça (ao redor de usinas sucroalcooleiras) são caracterizados pelo excesso de sais (Sódio ou Potássio) que prejudicam o equilíbrio nutricional das plantas diminuindo seu rendimento final. A aplicação de Gesso diminui a toxidez devido a substituição do Sódio (ou Potássio) adsorvido à argila pelo Cálcio, para posterior lavagem do Sulfato de Sódio (ou sulfato de potássio) pelas águas de irrigação e da chuva.


Condicionar de material orgânico

Com a garantia de altos teores de Enxofre e Cálcio, o Gesso ajuda na diminuição de perdas de Amônia (NH3) em estercos, pela transformação do NH3 em (NH4)2SO?4 (Sulfato de Amônio). O Gesso age também no enriquecimento em nutrientes (Ca e S) e na redução de odor desagradável.

Lavoura mais resistente, produtiva e uma colheita muito mais rentável

Fonte de rica em Enxofre

O Gesso Agrícola é uma fonte rica em Enxofre, que por estar em forma de Sulfato (SO4-2)[NS4] , faz com que as plantas absorvam este nutriente mais rápido e com ação imediata, garantindo maior produtividade. Com 60% do Enxofre solúvel em água, ou seja, prontamente disponível para as plantas, e 40% fornecido ao longo do ciclo da cultura.


Agricultura responsável

O Gesso Agrícola tem um excelente resultado como condicionador do solo, faz parte do contexto de diversas ações e práticas que possibilitam a manutenção de uma agricultura responsável e um ambiente saudável para as novas gerações:

- Ajuda no aumento da produtividade vertical das lavouras (maior produtividade em um pequeno espaço físico), diminuindo as pressões pela busca de novas áreas de cultivo;

- Ajuda na racionalização do manejo da água na atividade agrícola, uma vez que seus efeitos provocam um melhor aproveitamento da água em profundidade de áreas plantadas;

- Facilita a prática de plantio direto, pois soluciona o problema da baixa fertilidade em profundidade, sem a necessidade de resolver o solo, evitando assim a erosão;

- Já é utilizado com bons resultados em áreas de reflorestamento, tanto para extração de madeira, quanto para preservação ambiental;

- Ao ser usado como insumo na agricultura, o Gesso deixa de ser um subproduto que era acumulado ao redor das fábricas e passa a ser uma solução para o agricultor.


comunicação
Em sintonia com o mercado e o produtor rural.
ver mais >>
garantias
Conheça os diferenciais do Nutrigesso.
ver mais >>
gesso agricola
Supere os obstáculos impostos pela expansão da agricultura com o uso do Nutrigesso.
ver mais >>
pesquisas
Investimos na ciência em busca de um país mais rico e justo.
ver mais >>