O milho é o cereal mais expressivo cultivado do Brasil, com cerca de 78 milhões de toneladas de grãos, produzidos em duas safras, a normal e a safrinha, com uma média de 5.300 kg/ha, porém já se conseguiu em área comercial mais de 16.000 kg/ha, mostrando elevado potencial genético a ser explorado. Para se obter altas produtividades é importante corrigir o material genético, o plantio em termos qualitativos (distribuição) e quantitativos (população), com uma adubação e correção do solo adequada.
No Brasil o milho é cultivado de norte a sul, dependendo do regime de chuva e temperatura, como safra principal e também como segunda safra ou safrinha e ainda, como cultura de subsistência.
Devido a diversidade de solo, clima e produtividade almejada, o Gesso Agrícola tem papel importante no fornecimento de Cálcio e Enxofre para melhor desenvolvimento da parte aérea e sistema radicular, assim como o aproveitamento de água e nutrientes do solo em cultivos de safrinha e áreas com déficit hídrico presente.