Cafezal mais forte, sadio e muito mais lucrativo
A ausência de solos ricos em matéria orgânica e o avanço das lavouras para áreas de cerrado, notadamente pobre em nutrientes e com alta taxa de alumínio tóxico nos perfis, tem prejudicado a produtividade dos cafezais.
Em conjunto com outras práticas, a gessagem ajuda a superar as necessidades criadas por essas demandas, principalmente ao fornecer enxofre e cálcio às plantas. Veja como estes dois macronutrientes presentes em abundância no Gesso Agrícola ajudam na qualidade e produtividade do seu cafezal.
As plantas de café costumam espalhar suas raízes em pouca profundidade, prejudicando o crescimento das plantas e deixando-as mais suscetíveis a secas e veraneios. Nesse sentido, estudos têm comprovado que o uso do Gesso Agrícola é um importante auxiliador do ambiente radicular, promovendo o aprofundamento e melhor distribuição das raízes, o que propicia às plantas melhor aproveitamento de água e nutrientes, principalmente dos de maior mobilidade no solo como é o caso do nitrogênio, o que se perde facilmente pelo processo de lixiviação natural.
Gesso Agrícola é a solução para o produtor por fornecer a ótimos custos boas quantidades de cálcio, elemento indispensável para o crescimento radicular das plantas.
Produtividade e Qualidade
O enxofre é um componente estrutural de aminoácidos, proteínas, vitaminas e enzimas, essencial para produzir clorofila, além de ser vital para redução da toxicidade do alumínio no solo. No cultivo do café o enxofre exerce um outro papel indispensável, participando da atividade enzimática da polifenoloxidase que determina a qualidade da bebida.
No Gesso Agrícola o enxofre está presente como sulfato (SO4-2), forma química que as plantas absorvem este nutriente, ou seja, está prontamente disponível para as plantas.
Como e quando utilizar?
Para utilização do Gesso Agrícola na cultura do café, as análises de solo devem ser feitas com amostras coletadas nas profundidades de 0 - 20cm, objetivando os efeitos fertilizantes (fonte de cálcio e enxofre) e de 20 - 40cm, como condicionador de subsuperfície.